Cultura medieval revela uma marca profundamente cristã atualmente a cultura cristã de hoje é fraca, terrena é secular por não fazer uso dos poderes do conhecimento bíblico genuíno.

Hailton L. Aiala
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Razão e Fé.


As primeiras tentativas de penetração racional na Revelação e às construções sistemáticas.
Com o binômio "razão" e "fé" podemos indicar o "programa de pesquisa" fundamental da escolástica, que vai do uso acrítico da razão e da consequente aceitação da doutrina cristã com base na "autoridade" às primeiras tentativas de penetração racional na Revelação e às construções sistemáticas, que lêem e interpretam as verdades cristãs de forma argumentada. Ligada profundamente às instituições eclesiásticas, a cultura medieval revela uma marca profundamente cristã, pelo fato de se orientar no sentido da compreensão da doutrina revelada, por ter amadurecido no interior de suas verdades ou talvez por se contrapor a elas. Embora em certos momentos históricos esse esforço se detenha em torno de elementos gramaticais-literários ou no discurso em sua estrutura lógico gramatical, na realidade trata-se do aperfeiçoamento dos instrumentos lógicos para uma melhor compreensão dos textos bíblicos e dos ensinamentos dos Padres da Igreja. A razão coloca-se predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para a interpretação da Escritura (exegese) ou para a construção doutrinária sistemática (dogmática).












Referência bibliográfica:

AS PRIMEIRAS TEORIZAÇÕES DA RATIO EM FUNÇÃO DA FIDE.
(As "escolas", a "universidade" e a "escolástica")
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